3ª Edição – Trail da Curvachia
06 de Abril de 2025
1.
Apresentação do evento
A 3ª Edição do Trail da Curvachia é um evento organizado pela Associação Desportiva, Cultural e Recreativa do Bairro dos Anjos - Leiria, que se realiza no dia 06 de abril de 2025. Este evento terá o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.
Nota: Se a organização entender existir risco acrescido para os participantes, devido às condições atmosféricas, poderá alterar a data de realização do mesmo.
2.
2.1. Formatos e distâncias
O evento terá os seguintes formatos de participação:
Trail Curto 18Km - Percurso com cerca de +/-18km D+600m de dificuldade média
Mini Trail 12Km - Percurso com cerca de +/-12km D+400m de dificuldade média baixa
Caminhada – Percurso com cerca de +/- 10 Km D+250m de dificuldade média baixa
2.2. Mapa / Perfil Altimétrico / Descrição do Percurso
O percurso ainda se encontra a ser definido pelo que o presente regulamento será atualizado na página da prova à medida que forem reunidas novas informações.
Página do evento: https://trail.baleiria.pt/
Nota: Estes dados poderão ser retificados até um mês antes da realização do evento.
A organização reserva o direito de alterar as distâncias e o desnível se assim o entender sendo
a alteração, no caso do desnível, nunca superior a 10%.
2.3. Metodologia de Controlo de Tempo
No Trail Curto 18Km e Mini Trail 12Km o controlo de tempos será feito através de dorsal onde está instalado um chip. O dorsal não pode ser dobrado ou colocado dentro da mochila sob pena de não haver registo de passagem nos PAC (Postos de Abastecimento e Controlo)
Nota: O tempo limite para a conclusão dos percursos é de 04h00.
2.4. Postos de Abastecimento
Trail Curto 18Km – 1 Abastecimento sólidos/líquidos, 1 abastecimento de líquidos e abastecimento final;
Mini Trail 12Km – 1 Abastecimento sólidos/líquidos e abastecimento final;
Caminhada 10Km – 1 Abastecimento sólidos/líquidos e abastecimento final;
Os locais exatos dos abastecimentos serão oportunamente divulgados na página do evento: https://trail.baleiria.pt/
Notas: Não serão fornecidos copos nos PAC. O atleta deve transportar o seu recipiente para líquidos.
Em caso de se verificarem temperaturas muito elevadas no dia da prova, a organização providenciará mais pontos com abastecimento de água ao longo do percurso.
3.
Condições de participação
3.1. Idade mínima
18 anos para participar no Trail Curto e Mini Trail.
12 anos para participar na Caminhada.
Notas: É admitida a participação livre na Caminhada, sem inscrição, de crianças com, entre 6 a 11 anos de idade, inclusive, devidamente supervisionados por adultos. Não são aconselhados carrinhos de bebé.
3.2. Valores e períodos de inscrição
* Desconto de 1,00€ para atletas filiados na ADAL.
Caminhada 10Km – 10€ (apenas a partir dos 12 anos)
Nota: As inscrições são exclusivamente efetuadas através do sistema de inscrições on-line da empresa de gestão de eventos Recorde Pessoal, através do site: www.recordepessoal.pt
O dorsal antes de qualquer evento terá que ser testado junta da firma Recorde Pessoal
A veracidade dos dados é da responsabilidade do participante.
3.3. Validação da inscrição
A inscrição só é considerada válida após o pagamento da mesma.
Nota: Dados de Faturação
Quando efetuada a inscrição o atleta deve ter em consideração que serão os dados inseridos no formulário, os utilizados para efeito de faturação. Se o atleta necessitar que a fatura seja emitida com outros dados, como os da equipa ou empresa que patrocina a inscrição, deve mencioná-lo aquando do preenchimento do formulário, inserindo os dados de faturação pretendidos.
Uma vez emitida, não é de todo possível voltar a passar nova fatura.
3.4. A inscrição inclui:
Dorsal personalizado c/ chip integrado
Seguro
Abastecimentos durante e após a prova
Prémio de finalista (apenas para quem finalize a respetiva prova dentro do tempo limite)
Massagem na zona da meta
Outros brindes que a organização vier a angariar
Banhos*
*Os atletas da 3ª Edição do Trail da Curvachia terão direito a banho no final da prova, nos balneários do GRAP – Grupo Recreativo Amigos da Paz – Rua Virgílio Monteiro, 2410-408 Leiria.
3.5. Número limite de inscrições
Trail Curto 18Km – 180 Atletas
Mini Trail 12Km – 180 Atletas
Caminhada 10Km – 140 Atletas
3.6. Seguro
A organização contratualiza os seguros obrigatórios, conforme o Decreto-Lei n.º 10/2009 de 12 de Janeiro, para este tipo de prova, estando o seu prémio incluído no valor da inscrição. Mais perto do evento a organização dará nota da respetiva apólice contratualizada.
FRANQUIA: Parte do risco expressa em valor, dias ou percentagem que, em caso de sinistro, fica a cargo da “Pessoa Segura”. O Valor da Franquia é o expresso nas Condições Particulares. Aconselha-se que cada participante tenha Seguro Desportivo Pessoal.
3.7. Condições de devolução da taxa de inscrição
No caso comprovado por atestado/declaração médica da impossibilidade de participação do atleta até 30 dias antes da realização da prova será devolvida 50% do valor da inscrição. Após essa data e até ao dia limite das inscrições será devolvida 25% do valor da inscrição.
Caso as provas não se realizem por motivo imposto pela proteção civil, como por exemplo por risco máximo de incêndio, será devolvido um montante mínimo de 80% do valor da inscrição.
Caso as condições climatéricas não permitam a realização do evento a organização reserva-se no direito de tomar a decisão conforme a gravidade do cancelamento, nos 30 dias posteriores e comunicando a decisão aos atletas inscritos, por mail.
3.8. Condição Física dos participantes
A responsabilidade da condição física para participar neste evento é da responsabilidade de cada inscrito, alertando-se para a necessária consciência das características de cada um dos formatos, nomeadamente das distâncias e das dificuldades da corrida e da caminhada em trilhos e dos desníveis das mesmas. Assim, os atletas e os caminhantes deverão estar adequadamente preparados física e mentalmente, ter capacidade de autonomia em montanha que lhe permita gerir problemas que derivam deste tipo de prova e caminhada, tais como pequenas lesões, dores musculares e articulares, problemas digestivos, fadiga e/ou outros.
4. Secretariado / Horários / Locais
4.1. Dia 05 abril 2025
14h30: Abertura de Secretariado no GRAP / Pousos - Grupo Recreativo Amigos da Paz;
4.2. Dia 06 abril 2025 - Programa / Horário
07h30: Abertura de Secretariado no GRAP / Pousos - Grupo Recreativo Amigos da Paz;
08h30: Encerramento de Secretariado
08h45: Briefing na zona de partida
09h00: Partida do Trail Curto
09h10: Partida do Mini-Trail
09h20: Partida da caminhada
12h00: Hora prevista para a entrega de prémios
13h00: Encerramento do evento
4.3. Identificação dos atletas em competição
Os atletas serão identificados com um número, dorsal, pessoal e intransmissível que deverá ser colocado de forma a ser visível, à frente, no tronco, de preferência ao nível do peito, sob pena de poderem ser advertido e/ou penalizados, conforme 5.4. do presente regulamento. O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou escondidos. O dorsal deverá ser obrigatoriamente devolvido no final da classificação, mesmo que ocorra, desclassificação desistência.
Nota:
A organização não fornece alfinetes.
4.4. Material Obrigatório / Recomendado
Roupa e calçado confortável adequado à prática de trail
Telemóvel funcional
Depósito de água/garrafa/flask/copo
Apito
4.5. Ajuda Externa
A ajuda externa permitida enquadra-se apenas na assistência médica, de primeiros socorros ou similar. Qualquer outra ajuda que se traduza numa vantagem relativamente aos restantes atletas, como por exemplo o transporte dos atletas durante o cumprimento do percurso falseando a verdade desportiva, não é permitida.
4.6. Desclassificações
O atleta será desclassificado se:
Não cumprir o que está definido no presente regulamento, nomeadamente se não cumprir integralmente o percurso definido pela organização, se não respeitar os pontos de controlo, se apresentar conduta antidesportiva e/ou anti ambiental e se demonstrar falta de respeito para com todos os envolvidos.
A desclassificação implica a cessão da responsabilidade da organização perante o atleta/pedestrianista.
5. Ética e conduta desportiva
O Trail da Curvachia é organizado com total respeito pela natureza e promove acima de tudo o fair-play.
6. Responsabilidade Social
É fundamental que o participante ajude qualquer pessoa em perigo e alerte o organizador. Qualquer tipo de comportamento inadequado, como agressão física, recurso a linguagem ofensiva ou outro será objeto de penalização, desqualificação ou expulsão. O organizador pode excluir qualquer atleta que condicione a gestão e o bom funcionamento da prova mesmo antes do seu início. Caso isso ocorra não há direito a reembolso da taxa de inscrição.
7. Responsabilidade ambiental
Todos os espaços onde decorrerá este evento devem ser conservados e mantidos limpos e preservados para que no futuro todas as pessoas possam caminhar ou treinar nas mesmas condições anteriores ao evento.
Os participantes devem manter consigo qualquer lixo até ao PAC mais próximo onde existirão recipientes próprios para a recolha e separação dos mesmos a fim de serem reciclados.
8. Categorias, Prémios e Classificações
8.1. Escalões Etários (Só para a prova Trail Curto 18Km)
Sub23 M/F – 18 aos 22 anos
Seniores M/F – 23 aos 34 anos
Veteranos M/F 35 - 35 aos 39 anos
Veteranos M/F 40 - 40 aos 44 anos
Veteranos M/F 45 - 45 aos 49 anos
Veteranos M/F 50 - 50 aos 54 anos
Veteranos M/F 55 - 55 aos 59 anos
Veteranos M/F 60 – 60 aos 64 anos
Veteranos M/F 65 – 65 ou mais anos
8.2. Prémios e Troféus
- Medalha Finisher para todos os finalistas do Trail Curto e Mini Trail;
- Troféu para os três primeiros da Geral e de cada Escalão (Femininos e Masculinos) no Trail Curto 18Km;
- Troféu para os três primeiros da Geral (Femininos e Masculinos) no Mini Trail 12KM;
- Troféu para as três primeiras equipas (Femininos e Masculinos) classificadas no Trail Curto 18Km.
Nota: A classificação coletiva para o trail determina-se com base na classificação geral absoluta (sem distinção de escalão ou sexo), somando a classificação dos três primeiros classificados de cada equipa. Será obtido um ranking de pontuação ordenando as equipas da menos pontuada para a mais pontuada, em que a equipa vencedora será a que obtiver a menor pontuação. Situações de empate serão resolvidas pelo melhor tempo do último elemento dos três da equipa.
Nota: Entrega de prémios
Os prémios são entregues no dia 06/04/2025 às 12:00, na zona da meta.
9. Classificações
O Trail Curto 18Km e o Mini Trail 12Km terão cronometragem com chip eletrónico. Os resultados serão validados à passagem do atleta na meta sendo depois disponibilizados em https://www.recordepessoal.pt/resultados.
Nota: A caminhada não será cronometrada, nem terá caráter competitivo.
9.1 Prazo para reclamação de Classificações
Os participantes podem apresentar as reclamações das classificações apresentadas pela organização no prazo de até 24 horas após a sua publicação. Findo este prazo as mesmas assumem-se como definitivas.
10. Como chegar
Morada: Pavilhão Desportivo dos Pousos
Rua Virgílio Monteiro, 2410-408 Leiria
https://maps.app.goo.gl/cDWNnrytd5yWHuUQA
11. Publicidade e direitos de imagem
Os participantes são livres para captar imagens e vídeos do evento.
A organização, patrocinadores e parceiros que colaboram na realização das provas podem usar qualquer imagem da mesma. No caso do atleta ou caminheiro não pretender que a sua imagem seja divulgada, deve informar a organização por escrito.
12. Apoio e emergência
A organização dispõe de equipas de apoio, socorro e emergência para prestar cuidados aos participantes.
No dorsal estará impresso um número de emergência da organização.
13. Casos Omissos
Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela organização, de cujas decisões não haverá recurso.
14. Contactos:
Para qualquer dúvida ou assunto relacionado com a prova ou inscrições deverá ser enviado email para: baatletismotrail@gmail.com
O participante, ao inscrever-se, declara que aceita as condições descritas no presente regulamento e assume por sua livre e espontânea vontade os riscos e consequências decorrentes da participação na prova, sejam danos morais, físicos, materiais ou outra natureza.
Fica a organização bem como todos os envolvidos na organização da prova isentos de responsabilidade para além das previstas na lei.
Nota: o presente regulamento poderá ser alterado até à data da prova. Caso tal aconteça, será devidamente substituído pela versão mais recente.
Leiria, 03 de dezembro de 2024
P´la Direção da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa do Bairro dos Anjos

